Minas terá um novo secretário de Estado de Educação. Após 3 anos, o servidor de carreira Igor de Alvarenga deixará o cargo, que será assumido por Rossieli Soares. Ainda não há informações sobre a posse.

Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Soares é gaúcho, tem 46 anos e foi secretário de Educação Básica e ministro da Educação de Michel Temer (2016-2018). Também foi secretário estadual de Educação do Pará, de São Paulo e do Amazonas.  

Em comunicado na noite desta sexta (25), o governo do Estado informou que Igor ajudou “a implementar programas pioneiros da atual gestão, contribuindo para aprimorar a qualidade da educação em Minas Gerais” e afirmou que a nomeação de Soares acontece na semana que vem.  

Igor de Alvarenga é professor efetivo do Estado de Minas Gerais, tendo atuado como vice-diretor e diretor de escola pública na rede estadual de ensino. Na atual gestão, exerceu o cargo de subsecretário de Articulação Educacional, entre 2019 e 2022. Na sequência, assumiu o posto máximo da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). O desligamento dele será concluído na próxima semana, mas o servidor continuará atuando dentro do Governo de Minas.