PRESIDENTE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna a Minas Gerais um mês após sua primeira visita ao estado desde a eleição presidencial. Desta vez, o chefe do Executivo brasileiro vai visitar a região do Salitre, localizada no Alto Paranaíba.Lula participará da cerimônia de inauguração de um complexo de produção de fertilizantes fosfatados. Além dele, o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também está confirmado no evento.

Na última visita a Minas Gerais, no início de fevereiro, Lula se encontrou pela primeira vez com o governador, Romeu Zema (Novo).

Esse encontro foi o início de um diálogo sobre a questão da dívida mineira com a União. Esta semana, Zema foi a Brasília e teve uma reunião privada com o presidente, sendo o primeiro governador a fazer uma reunião de portas fechadas durante o terceiro mandato de Lula.

O presidente tem sido pressionado a visitar mais frequentemente Minas Gerais. Apesar de ter vencido nas eleições de 2022 no estado, Minas é considerado um reduto da extrema direita com figuras de grande popularidade, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho (Republicanos-MG). Para alguns aliados de Lula, a falta de visitas na região pode prejudicar sua popularidade no segundo maior colégio eleitoral do país.

Além de Minas, Lula também planeja visitar, nas próximas semanas, os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de acompanhar o andamento das obras do governo federal em todo o país. O Palácio do Planalto e o Itamaraty também estão planejando uma viagem para o Chile e a Colômbia.