CONGRESSO

Após o final de semana de fortes chuvas, que acabaram vitimando dezenas de pernambucanos, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) solicitou a abertura de uma Comissão Externa Temporária à Câmara dos Deputados para que os parlamentares estudem e debatam medidas que visem auxiliar a situação dos atingidos no estado, além de formularem políticas públicas que evitem novas tragédias similiares.


“Não foi falta de alerta. Em 16 anos de PSB nunca vimos um plano preventivo para alagamentos na Região Metropolitana do Recife. Um projeto de rede de drenagem pluvial eficiente poderia evitar enchentes, desmoronamentos e mortes. Esses anos todos só vimos crescer prédios, palafitas e desigualdades, sem nenhum cuidado com um plano de desenvolvimento sustentável para Pernambuco. Concreto não é esponja. A conta chegou e vai  continuar chegando ainda mais cara a cada ano”, disse o deputado.


Até o começo da tarde desta segunda-feira (30), Pernambuco registrava 91 vítimas das chuvas e da ausência de políticas públicas, enquanto 26 pessoas ainda estavam desaparecidas. De acordo com os institutos de metereologia, continuará chovendo na Região Metropolitana nesta semana.


Na avaliação de Gadêlha, o momento dramático exige a aplicação de recursos que possibilitem a transferência dessas pessoas para áreas seguras, assim como monitoramento, ações de reurbanização e apoio social às comunidades afetadas. “O estudo que realizaremos nesta comissão precisará ter como eixo principal as possibilidades de desenvolvermos políticas públicas sustentáveis para o futuro de Pernambuco. Já o repasse de verba, já autorizado pelo Governo Federal viabilizará ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais no nosso Estado”, pontuou.