PREVISÃO DO TEMPO

Neste domingo (18/1), Belo Horizonte deve ter céu nublado com pancadas de chuva a qualquer hora, raios e rajadas de vento ocasionais, de acordo com a Defesa Civil municipal. O órgão informa que a precipitação pode ser de moderada a forte. A capital mineira, assim como a Região Metropolitana, estão sob alerta da Defesa Civil estadual para dias de instabilidade e muita chuva.

A temperatura máxima prevista para este domingo é de 24°C, segundo a Defesa Civil de BH. A mínima registrada foi de 17,9 °C na Região Centro-Sul da capital mineira, por volta de 6h35. 

O órgão municipal informa ainda que a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 70% à tarde.

Semana de chuvas 

Belo Horizonte e Região Metropolitana estão em alerta para a possibilidade de uma semana marcada por instabilidade atmosférica e volumes elevados de chuva, assim como em outras regiões do estado. O aviso da Defesa Civil de Minas foi emitido na última sexta-feira (16/1) e é válido até o próximo sábado (24/1). 

Neste domingo (18/1), a instabilidade persiste nas regiões Sul/Sudoeste, Triângulo Mineiro, Oeste de Minas, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes e Zona da Mata, segundo o órgão estadual. As tempestades podem ser mais intensas no Triângulo Mineiro, com rajadas de até 60 km/h e possibilidade de granizo.

De acordo com a Defesa Civil estadual, essa tendência indica a possibilidade de formação de mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é responsável por chuvas frequentes e constantes. Diante disso, a Defesa Civil informa que há possibilidade de o volume de precipitações superar os 200 milímetros em alguns pontos no estado. 

“Quando falamos em 200 milímetros de chuva, estamos nos referindo a um volume que, em muitos municípios, equivale a toda a chuva esperada para um mês inteiro concentrada em poucos dias”, explica o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende. Segundo ele, esse volume é suficiente para sobrecarregar drenagens, rios e encostas, além de provocar enxurradas e transbordamentos em poucos minutos.

Semana em alerta

Na segunda-feira (19/1), a chuva volta a atingir todo o estado, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Os acumulados de precipitação podem chegar a 50mm no Sul de Minas e cerca de 30mm nas demais regiões. Há previsão de tempestades generalizadas, com rajadas acima de 60km/h e chance de granizo, especialmente no Leste do estado.

Na terça-feira (20/1), com a possível formação de um novo episódio de ZCAS, a chuva ocorre de forma persistente ao longo do dia em todas as regiões, com destaque para a faixa leste, onde os acumulados podem atingir 60mm. Na quarta-feira (21/1), a instabilidade se intensifica. São esperados volumes que podem ultrapassar 100mm, especialmente na Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira e Oeste de Minas.  

Ainda de acordo com o órgão estadual, na quinta-feira (22/1), os maiores volumes se deslocam para o Centro-Norte do estado, atingindo áreas da Central Mineira, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha, Vales do Mucuri e Rio Doce, além do Oeste de Minas. Os maiores volumes são esperados na Zona da Mata, com acumulados que podem chegar a 100mm. 

Na sexta-feira (23/1), os acumulados de chuva diminuem, permanecendo concentrados no Vale do Rio Doce, Norte da Zona da Mata e Leste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde os volumes podem atingir até 80mm. Já no sábado, a previsão é de que as chuvas voltem a atingir o Centro-Sul do estado, com volumes de até 30mm na maior parte de Minas Gerais.

Orientações da Defesa Civil MG

Evite sair de um local seguro durante as chuvas. Aguarde a intensidade diminuir ou a chuva parar.

Mantenha-se atento aos níveis da água. Procure um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento do nível.

Não deixe crianças brincarem em rios, na chuva ou em enxurradas. Há risco de doenças e acidentes.

Se for levado pelas águas, procure agarrar-se em algo que flutue.

Não se arrisque em atravessar as ruas e áreas alagadas a pé ou com veículos.

Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios. Busque abrigo em veículos ou edificações.

Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.

Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos.

Se sua casa apresentar trincas ou outras alterações estruturais, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (telefone 193) e a Defesa Civil do seu município (telefone 199) para avaliar o imóvel, antes do retorno à casa. Somente retorne se as águas baixarem e o caminho estiver seguro.

Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.

Envie uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para 40199 e receba alertas da Defesa Civil