O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está planejando uma reforma em seu secretariado, com as primeiras mudanças previstas para setembro, de acordo com fontes próximas ao governo. Os secretários de Agricultura, Antônio Junqueira, e Turismo, Roberto de Lucena, estão entre os nomes mencionados como possíveis substituições, devido à alegada insatisfação do governador com seu desempenho.

A primeira mudança, no entanto, ocorrerá no nível hierárquico inferior, com a iminente exoneração do secretário-executivo da Agricultura, Marcos Renato Böttcher, cuja saída deve ser oficializada nesta segunda-feira (28). A pressão para a troca desse cargo tem sido intensificada por um grupo vinculado ao deputado estadual Itamar Borges (MDB), segundo informa o jornalista Gustavo Côrtes, no Estado de S. Paulo.

Böttcher enfrentou problemas após entregar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) um relatório detalhado sobre irregularidades na construção de estradas no programa "Melhor Caminho", no interior de São Paulo. As informações remontam ao período em que Borges e Francisco Matturro lideravam a secretaria durante os governos de João Doria e Rodrigo Garcia (PSDB).

O governador Tarcísio de Freitas não confirmou uma reforma no secretariado no momento, enquanto os problemas do programa "Melhor Caminho" continuam sendo analisados. O relatório apresentado ao TCE-SP revelou "graves irregularidades", incluindo o pagamento de cerca de R$ 200 milhões por obras inacabadas e gastos de R$ 300 milhões sem a devida fiscalização de qualidade.