O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está em missão na Arábia Saudita. Ele se reuniu, nesta segunda-feira (12/1), em Riad, com o ministro saudita Bandar Al-Khorayef, para tratar da cooperação estratégica para minerais críticos e investimentos no setor mineral no Brasil e em Minas Gerais.

Segundo ele, a intenção é mostrar o Brasil como parceiro confiável na área de minerais críticos e estratégicos. “Apresentei os avanços que construímos sob a liderança do presidente Lula, com uma política mineral mais moderna, segura e previsível, além do enorme potencial geológico do nosso país. O objetivo é atrair investimentos responsáveis, gerar empregos, agregar valor à produção nacional e transformar a mineração em desenvolvimento para o Brasil e para os brasileiros”, afirmou Silveira em postagem no X. 

Na imagem publicada, é possível ver que Silveira levou, para o ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, um pacote do café Campos Altos - um produto 100% arábica, do Cerrado Mineiro, que pode ser adquirido em uma cafeteria da marca localizada na avenida Augusto de Lima, 1752. O café tem origem na península arábica, mas foi em território mineiro que se tornou commodity: metade do café produzido no Brasil vem do estado.

O ministro brasileiro apresentou os potenciais nacionais ao ministro saudita e o convidou para visitar o Brasil. “O Brasil possui grande potencial mineral, mesmo com apenas cerca de 30% do subsolo nacional mapeado. Ainda assim, nos destacamos como a segunda maior reserva mundial de terras raras e a sétima maior reserva de urânio, o que reforça o otimismo do governo em relação à ampliação de parcerias internacionais nos próximos anos", afirmou Silveira durante o encontro.

"Em Minas, temos como exemplo o lítio no Vale do Jequitinhonha, as terras raras no Sul de Minas e o nióbio na região do Triângulo Mineiro. Por isso, temos trabalhado para atrair investimentos responsáveis em uma mineração legal, sustentável e segura”, completou o ministro.