LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira (10 de fevereiro), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) devem dar continuidade às discussões envolvendo as comissões permanentes das Casas Legislativas. Enquanto a nível estadual os deputados devem indicar os membros dos colegiados, a nível local, os vereadores começam as votações para as respectivas presidências.

Na última quarta-feira (5 de fevereiro), foi definida a nova formação dos três blocos parlamentares para o segundo biênio da 20ª Legislatura da ALMG. No apoio ao governo de Romeu Zema (Novo), estão o bloco “Minas em Frente”, com 24 deputados de seis partidos, e o “Avança Minas”, composto por 22 deputados de nove legendas. O bloco de oposição será o “Democracia e Luta”, integrado por 20 parlamentares de cinco partidos. Nesta semana, os deputados do PL deixaram o “Avança Minas” para formar uma bancada independente, em movimento encabeçado por Bruno Engler.

Com a definição dos blocos, os líderes passam a indicar os integrantes das comissões. No total, a Assembleia conta com 23 colegiados permanentes, cujo objetivo é discutir e analisar as proposições temáticas, como educação, saúde e segurança pública.

Em Belo Horizonte, a Câmara Municipal já definiu os integrantes das nove comissões permanentes: de Legislação e Justiça; de Administração Pública; de Orçamento e Finanças Públicas; de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços; de Saúde e Saneamento; de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor; e de Mulheres.

Os vereadores já iniciaram, inclusive, a escolha da presidência de algumas comissões. Na quarta-feira, foram eleitos os presidentes de três delas: Legislação e Justiça, Orçamento e Finanças, e Administração Pública. Na de Legislação e Justiça, o escolhido foi Uner Augusto (PL). Leonardo Ângelo (Cidadania) foi eleito para a de Orçamento e Finanças e Wagner Ferreira (PV) para a de Administração Pública.

Ao longo dos próximos dias, as demais comissões devem se reunir para definir as respectivas presidências. Na de Mulheres, por exemplo, o encontro entre as parlamentares acontece na segunda-feira. A expectativa é que a vereadora Loíde Gonçalves (MDB) seja escolhida para presidir o colegiado.