BRASÍLIA – O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), garantiu o repasse de R$ 1 milhão à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para investimentos em ações de segurança pública e na melhoria das condições de trabalho dos policiais. O senador mineiro indicou o valor, por meio de emenda parlamentar individual, no Orçamento Federal de 2020. Na última quarta-feira (25), o Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou o pagamento de R$ 982,7 mil. O restante deverá ser depositado nos próximos dias.

A quantia será aplicada em ações distintas da corporação, como na modernização da frota de veículos, para o patrulhamento preventivo e ostensivo, e na modernização da rede interna de comunicação da polícia militar, com rádios móveis. Rodrigo Pacheco frisou a importância de direcionar recursos para a área de segurança pública, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Desde o início da crise sanitária, a polícia militar mineira vem atuando na linha de frente no combate à doença e na prevenção à violência.

“É necessário adotar medidas para equipar a Polícia Militar de Minas Gerais com o aparato mínimo necessário e suficiente para fazer face aos problemas de segurança pública do estado. E foi em função dessa realidade que eu apresentei essa emenda, que possibilita a aquisição de viaturas policiais equipadas com rádios, dispositivos sonoros e luminosos. Tudo isso vai resultar em uma maior efetividade das ações da corporação e também no sucesso dessas ações para garantir a ordem pública e a segurança de todos os mineiros”, frisou Pacheco.