MADRI - O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou, nesta segunda-feira (4), o papel da imprensa na manutenção e no fortalecimento da democracia brasileira, cujos direitos e deveres são previstos na Constituição Federal. O senador participou do “1º Seminário Ibero-Brasileño de Radio y Televisión”, em Madri, na Espanha, realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

O senador frisou que a Carta Magna garante os direitos fundamentais para a liberdade de imprensa, mas desde que seja feita de modo profissional, ético e transparente e respeitando as leis. “Para ser jornalista, é preciso se submeter a um curso, para ter uma empresa de rádio e televisão, é preciso cumprir regras. Há uma série de vedações e de limitações. Isso é muito importante para uma sociedade equilibrada, uma sociedade consciente, é muito importante para uma República e é muito importante para uma democracia, para que ela seja preservada”, enfatizou.

Rodrigo Pacheco afirmou ainda que a qualidade das produções de rádio e TV no Brasil é motivo de orgulho nacional e impõe ações para que esses ativos nacionais sejam protegidos por meio da conscientização da sociedade. Participaram do evento o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Ribeiro, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, a presidente da Câmara da Espanha, Francina Armengol, entre outras autoridades brasileiras e espanholas.