O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), participou, nesta sexta-feira (3), do encerramento do VI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), sediado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na ocasião, o senador ressaltou a importância da manutenção da independência harmônica entre os Poderes e destacou a defesa do Estado Democrático de Direito. O senador foi homenageado com o Colar do Mérito Judiciário durante a solenidade.

"Agradeço aos integrantes do tribunal, na pessoa do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, por ter sido agraciado com o Colar do Mérito Judiciário, homenagem prestada àqueles que prestam ou prestaram relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça. Na oportunidade, ressaltei a importância da manutenção da independência harmônica entre os Poderes e reafirmei a minha pessoal defesa do Estado Democrático de Direito, da nossa democracia e das instituições do Brasil", afirmou Pacheco em suas redes sociais.

A abertura do Consepre aconteceu na última quarta-feira (1/3) e teve a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, que palestrou sobre "Regularização do Teletrabalho".

Na quinta-feira (2/3), o conselheiro/CNJ Marcello Terto e Silva falou sobre a importância da colaboração entre OAB e o Poder Judiciário para enfrentamento da litigância predatória, enquanto o conselheiro/CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello, palestrou sobre benefícios e novos desafios trazidos pela PDPJ;