BRASÍLIA – O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quarta-feira (4), que as Forças Armadas têm a noção exata da sua importância na defesa do Brasil, da democracia, do Estado Democrático e das instituições nacionais, incluindo nesse rol a Justiça Eleitoral e as eleições que se avizinham no país.

“Esse papel fundamental das Forças Armadas, previsto constitucionalmente, de defesa da pátria, envolve a defesa das instituições, inclusive, da Justiça Eleitoral”, afirmou.

O senador reforçou que o país tem nas urnas eletrônicas motivo de orgulho para os brasileiros, com reconhecimento internacional. Ele lembrou que os aparelhos são testados e aferidos, portanto, são equipamentos confiáveis. Nesse cenário, segundo ele, haverá a garantia da escolha livre e espontânea pela população brasileira de seus representantes políticos na eleição que vai acontecer em outubro deste ano.

Segundo Pacheco, esse processo terá a participação das Forças Armadas. “Certamente, vão incentivar essa votação pelo sistema eletrônico, reconhecendo a importância da lisura do processo eleitoral e a confiabilidade das urnas eletrônicas”, frisou Pacheco.