O projeto “CoVereador”, que propõe aproximação entre o Legislativo e a sociedade civil, representará Belo Horizonte no Fórum Internacional de Democracia, realizado em Estrasburgo, na França. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de novembro. O servidor público Samuel Franco, coordenador da iniciativa, apresentará o projeto na Europa.

A proposta foi desenvolvida entre 2020 e 2024, no gabinete do ex-vereador Gabriel Azevedo (MDB). Por meio de eleição online, foram escolhidos 36 representantes comunitários, quatro por regional (dois homens e duas mulheres), para acompanhar o trabalho parlamentar, fiscalizar políticas públicas e intermediar demandas locais junto ao gabinete.

Ao longo dos últimos quatro anos, o programa produziu mais de mil ofícios e requerimentos encaminhados à Prefeitura de Belo Horizonte e às secretarias municipais, além de promover audiências públicas sobre temas como mobilidade, saúde, educação, meio ambiente e urbanismo. Além disso, 11 CoVereadores se candidataram nas eleições municipais de 2024, e um deles, Rudson Paixão (Solidariedade), foi eleito parlamentar na capital mineira.

“Nosso objetivo foi transformar a indignação em participação e aproximar o cidadão do processo legislativo. O CoVereador é uma prova de que o engajamento local pode ser eficiente, democrático e transformador quando construído de forma colaborativa”, diz Samuel Franco.

Em Estrasburgo, o projeto será apresentado como case brasileiro de inovação democrática local, ao lado de experiências de outros países. O programa prevê também a replicação em outros municípios, uso de tecnologias digitais para participação cidadã e a criação de uma rede nacional de fiscalização colaborativa.