CELEBRAÇÃO

O ex-presidente da Repúplica a Fernando Henrique Cardoso (PSDB) chegou nesta sexta-feira aos seus 90 anos, tendo a vida marcada pela liderança política. A data foi celebrada em uma live, que está disponível no canal e nas redes do PSDB, reunindo políticos e figuras públicas para prestigiar o aniversariante. “Acreditem nos seus valores”, pregou FHC, em seus agradecimentos ao final do vídeo.


Em sua fala, FHC destacou alguns aprendizados como nonagenário e político. “Se você não for capaz de entender o outro ser humano, como sociólogo ou político, , não entende nada”, comentou. “Eu tentei dar melhores condições de vida para o povo brasileiro”, compartilhou o ex-presidente. O vídeo foi regado a homenagens de políticos, amigos e uma parte do quadro do seu governo, como ministros, secretários, senadores e deputados.


Os amigos e colegaselogiaram, entre outras coisas, a “governabilidade democrática” do tucano. “Eu tive e tenho a oportunidade de conviver com um dos personagens mais importantes da nossa história”, comentou Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco,  ocupando o cargo no governo FHC. “Hoje continua líder na luta em defesa dos valores democráticos que o Brasil tanto precisa e merece preservar”, publicou a presidente estadual do partido em Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.


Entre figuras políticas, o ex--presidente Michel Temer (PSDB) apareceu para homenagear FHC. “É alguém que ousou desafiar o país a pensar, agir e se estabilizar”, comentou o tucano. “Uma das mais bonitas e vitoriosas histórias de um homem público deste país, fez uma grande flexão na história do país”, destacou o senador Tasso Jereissati. “Tinha projeto de nação respeito pela sociedade e manteve sempre o apreço às instituições de regime democrático", complementou Raul Jungmann, que foi ministro da Reforma Agrária no governo FHC.


Celebridades, como Maitê Proença, Luciano Huck e Fafá de Belém,também apareceram para celebrar o aniversário do ex-presidente. “Que juntos vejamos a democracia de volta neste país”, comentou Fafá. Ao final da live foi anunciado o lançamento do documentário Presidente improvável, de Belisario Franca, que contará sobre a trajetória de FHC e seu impacto na história do país. O longa está previsto para ser lançado em março de 2022 e 2 e contará com a presença de Gilberto Gil, Boris Fausto e outras personalidades.


ATUANTE


Chegando aos seus 90 anos, o tucano continua atuando nas discussões políticas e tendo sua opinião estimada por representantes públicos. Recentemente, o ex-presidente fez um aceno ao seu adversário histórico, Lula (PT), ao recebê-lo em uma reunião e afirmar que o petista teria o seu voto em um segundo turno contra Bolsonaro em 2022.Lula e FHC se enfrentaram em corridas eleitorais, duas das quais FHC saiu vitorioso e assumiu a presidência do país, em 1994 e em 1998. FHC é uma figura de forte influência e sua carreira política foi marcada pela defesa da democracia, a transição para o Plano Real e a reforma do país.