A três semanas da eleição que definirá o próximo presidente da República, quatro institutos de pesquisas divulgarão os levantamentos com intenções de voto para o cargo, entre esta segunda-feira (12) e a quinta-feira (15).

Até o momento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários para a corrida eleitoral ao cargo de presidente. Sempre seguido pelo atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Segundo a jornalista e colunista do UOL Olga Curado um aspecto importante das pesquisas e que é uma novidade em relação ao histórico de eleições no país é que neste ano 80% dos eleitores estão com suas escolhas decididas.

“O que podemos esperar das próximas pesquisas é uma oscilação de cerca de 15% dos eleitores que estão entre Ciro e Simone Tebet e que estão buscando ainda para onde vão encaminhar o seu voto”, diz Olga em entrevista ao programa Revista Brasil TVT deste fim de semana.

 
Segundo Olga, por conta dessa oscilação de eleitores ainda há uma chance grande de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer o pleito já no primeiro turno. “Tem um grupo expressivo que se declara eleitor de Ciro e tenderia a votar em Lula”, afirma a jornalista.

Essa movimentação em torno do voto útil, que ocupou as redes sociais neste fim de semana, é também uma antecipação em relação a dados históricos das eleições. “Isso está sendo antecipado com movimentação nas redes sociais”, afirma a colunista.

 
Entre os nomes que foram às redes para defender o voto útil estão influenciadores como o músico Tico Santa Cruz, eleitor de Ciro Gomes (PDT), e que sinalizou poder votar em Lula para decidir a eleição no primeiro turno.

O ex-deputado e comentarista da GloboNews, Fernando Gabeira, também declarou de forma discreta voto no petista ao tuitar o “L” na noite de sexta-feira (9).

A mobilização nas redes ainda conta com a atuação de André Janones (Avante-MG) que lançou a campanha: “Voto útil derrota o inútil“.

 
Olga lembra que a teoria do voto útil funciona com base no fato de que se o eleitor não escolhe um dos dois candidatos que estão à frente, ele acaba beneficiando quem está em segundo lugar com a escolha do terceiro ou quarto candidato, e leva a eleição para o segundo turno.

Confira a agenda de pesquisas:

Ipespe
Contratada pelo jornal O Povo, realizada apenas com eleitores do Ceará
Número de identificação:    BR-04596/2022
Data de registro: 07/09/2022
Data de divulgação:    13/09/2022


PoderData
Feita por telefone com dois mil eleitores de todo o país e realizada com recursos próprios do instituto
Número de identificação:    BR-02955/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022

Quaest
Pesquisa feita com eleitores do Amazonas, com recursos próprios do instituto
Número de identificação:    BR-04922/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022

Datafolha
Pesquisa realizada com eleitores da Bahia e financiada pela Rádio Metrópole
Número de identificação:    BR-07455/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022


Quaest
Pesquisa nacional, financiada pelo Banco Genial
Número de identificação:    BR-03420/2022
Data de registro: 08/09/2022
Data de divulgação:    14/09/2022