EDUCAÇÃO

O Instituto Federal de Minas Gerais chega ao seu 18° campus com a construção de uma nova unidade no Barreiro, em Belo Horizonte. A assinatura da doação de terreno para o primeiro campus da capital mineira aconteceu no salão nobre da Prefeitura de BH na manhã desta quinta-feira (28/08).

O evento contou com a presença do prefeito Álvaro Damião (União Brasil), do ministro da educação Camilo Santana, do presidente da Câmara Municipal de BH, Juliano Lopes (Pode), e de outras autoridades. Na ocasião também foram assinados os termos de execução dos novos campi Bom Despacho e João Monlevade. Com as três unidades, o IFMG chegará a 21 unidades em Minas Gerais, reforçando sua posição como o estado com mais Institutos Federais.

O terreno cedido pela PBH, localizado na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, no Barreiro, conta com 8 mil m² e será capaz de oferecer 1.400 vagas. Os cursos que serão oferecidos ainda se encontram em fase de estudo e a comunidade será ouvida para sua definição.

Inicialmente, a unidade seria construída no bairro Buritis, mas uma mobilização dos moradores e lideranças do Barreiro levaram à mudança do local do terreno. Um abaixo-assinado reuniu mais de 12 mil assinaturas em menos de uma semana reivindicando mais visibilidade para a Região.

Durante o evento, Álvaro Damião afirmou que a construção do novo campus será iniciada em breve, sem estabelecer uma data. Segundo o prefeito, a previsão é de que o prédio esteja pronto dentro de dois anos. Até lá, as atividades do campus Barreiro serão iniciadas gradativamente e funcionarão em uma sede provisória.

Nesse primeiro momento, o foco será a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos. O ingresso será via Enem, Sisu e processo seletivo próprio.