O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), recebeu o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para um almoço nesta terça-feira (7), em Belo Horizonte. O Fator apurou que, além de pedir a Kassab o apoio dos pessedistas à anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, Zema tratou de temas eleitorais com o convidado, em virtude da iminente transferência, para o PSD, do vice-governador Mateus Simões (Novo).

A construção de momento é para que, caso a filiação de Simões ao PSD se concretize, o Novo tenha um espaço, ainda não definido, na chapa que o vice-governador liderará em 2026. Simões, cabe lembrar, é o pré-candidato de Zema à sucessão estadual.

Além de Zema e Kassab, participaram da conversa o deputado estadual Cássio Soares, presidente do PSD mineiro, e Christopher Laguna, presidente do diretório do Novo no estado.

O entendimento de interlocutores a par das tratativas entre Zema e Kassab é que o encontro serviu para aproximar Novo e PSD em Minas. A percepção, inclusive, é que mesmo que o PSD tenha candidato próprio ao Palácio do Planalto, Simões estará no palanque presidencial do governador mineiro.