Um dos primeiros partidos da direita conservadora, a União da Democracia Cristã do Brasil (UDC), está em processo de homologação junto ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE). E o fundador da sigla, o cientista político carioca, Cláudio Avelar, acredita que, no início de 2020, a legenda estará pronta para concluir a coleta de assinaturas de apoiamento (trabalho 60% concluído) para em seguida fundar seus diretórios pelo país.

Ele acredita que o cenário das eleições de 2020 promete a continuidade da onda conservadora no Brasil “porque há carências de siglas partidárias que representem genuinamente o brasileiro conservador, tradicionalista, cristão que deseja mudança verdadeira na gestão política, com tanta corrupção e descaso com a população os nossos apoiadores desejam compor um partido político ficha limpa desde a sua criação.” E ressalta: “ Nossos apoiadores são comprometidos com a ideologia cristã conservadora de direita, liberal economicamente, com valores familiares, contra a corrupção e a favor da Lava Jato”.

O fundador do partido não comenta as tratativas da legenda que estão em curso, mas admite que a intenção é criar o maior Partido da Direita Conservadora do País. Como se trata de uma sigla nova, ele diz que a legislação permite a migração de políticos eleitos, sem que corram o risco de perder seus mandatos, o que para ele representa grande atrativo para um tanto de parlamentares insatisfeitos com seus próprios partidos, mas manietados pela chamada Lei de Fidelidade partidária. “A UDC nasceu grande e nosso sonho é que se torne o maior Partido de Direita no Congresso Nacional” - afirma Cláudio Avelar.

Ele garante que a UDC representará a todos, principalmente ao cidadão que não se sente representado por nenhuma sigla partidária, porque o povo já está cansado dos partidos existentes e inoperantes. A nova sigla foi oficialmente registrada no 2°Cartório de Registro Público de Pessoas Jurídica da Capital Federal, cumprindo as exigências do art. 9° da Resolução – TSE n° 23.282/10, e publicada no D.O.U (Diário Oficial da União). Tendo obtido a inscrição na Receita Federal Brasileira, o partido UDC, passou a ser considerado uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sua sede na capital Federal. A legenda UDC tem o número 37 e todos os números tem uma simbologia: o 3 representa a Trindade, o 7 é a perfeição e 3x7 é o número do Senhor, explica Cláudio Avelar.