AOS 33 ANOS

O ex-deputado federal mineiro Caio Narcio, do PSDB, morreu neste domingo. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O político contraiu o novo coronavírus — o que acarretou em problemas pulmonares. Neste ano, Caio já havia sido hospitalizado para tratar uma meningoencefalite.

 

A informação da morte de Caio Narcio foi confirmada pela conta oficial de seu partido no Twitter. Aos 33 anos, Caio deixa a esposa, grávida de cinco meses. Ele ocupava uma das vagas de terapia intensiva da casa de saúde paulistana.

Seu pai, Nárcio Rodrigues, também representou Minas Gerais na Câmara do Deputados. Ele foi secretário de Estado durante o governo Antonio Anastasia.

Em 2018, quando era parlamentar, Caio Narcio também foi internado por conta da meningoencefalite. A doença consiste em um processo inflamatório que afeta o cérebro e as meninges. Ele ficou no Congresso Nacional entre 2015 e janeiro do ano passado.
 

O ex-deputado federal por Minas Gerais, Caio Narcio (PSDB), de 33 anos, morreu na tarde deste domingo (16), em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 12 de julho no Hospital das Clínicas. No dia 25, ele testou positivo para o novo coronavírus. Posteriormente, desenvolveu uma pneumonia bacteriana. 

 

Desde 2018, Caio Narcio lutava contra a meningoencefalite, uma inflamação envolvendo o cérebro e as meninges. No dia 2 julho ele teve alta após ficar 60 dias internado no Hospital Sírio-Libanês. Na ocasião, a assessoria dele informou que ele estava curado da doença.

A morte foi confirmada pelo PSDB, partido ao qual ele era filiado.

 

"Com muita tristeza que recebemos a notícia da perda prematura do nosso ex deputado federal, o jovem e amigo Caio Narcio. Caio nos deixa muitos exemplos: luta e companheirismo. De bom caráter e boa índole é uma grande perda a vida pública! Nosso especial abraço a Narcio Rodrigues", publicou a conta oficial do partido no Twitter.

O PSDB de Minas também divulgou nota, assinada pelo presidente estadual do partido, Paulo Abi-Ackel lamentando a morte.

"Em nome do PSDB de Minas Gerais tenho a dolorosa missão de confirmar o falecimento de nosso querido Caio Nárcio, antes de tudo um grande amigo que todos perdemos. Caio foi uma importante é destacada liderança jovem estadual e nacional de nosso partido, e é mais uma vítima da Covid-19, esta trágica pandemia que interrompe mais uma jovem vida em plena plenitude e com tudo que sua jovem idade permitiria realizar. Caio está e estará sempre presente entre nós e entre todos aqueles que, como ele, sonham poder construir um país melhor para todos os brasileiros. Aos seus amigos e familiares, em especial a seu pai, Narcio Rodrigues, quero expressar meus mais sinceros sentimento de solidariedade."

Solidariedade

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Democratas), lamentou a morte do colega. "Tive a oportunidade de ser deputado juntamente com ele na legislatura passada, quando aprovamos muitos projetos em parceria. É uma perda muito grande para todos nós", escreveu Maia, em sua conta no Twitter.

O deputado federal Aécio Neves (PSDB)  também manifestou seu pesar. "Perdemos hoje, prematuramente, uma das mais promissoras lideranças de Minas Gerais, o ex-deputado Caio Narcio. E eu perdi um irmão mais novo. Idealista, leal e guerreiro, Caio deixa uma enorme saudade e uma lacuna impossível de ser preenchida. Ao seu pai Narcio, meu querido amigo, à sua esposa Ana e a Luana, sua irmã, deixo meu abraço afetuoso de imensa saudade e a certeza de que ele vai continuar nos inspirando e estimulando", afirmou Aécio Neves.

No sábado (15), o pai de Caio, o também ex-deputado federal Narcio Rodrigues publicou em uma rede social que o filho estava no pior momento desde o início do tratamento, segundo o chefe da Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital das Clínicas. "Mais do que nunca, pedimos preces”, escreveu o pai.

Quem foi Caio Nárcio


Caio Narcio Rodrigues da Silveira nasceu em Uberlândia, região do Triângulo Mineiro, em 21 de agosto de 1986. Formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é filho do também ex-Deputado Federal Nárcio Rodrigues. Militante na política estudantil, Caio foi eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes da PUC Minas  e do Conselho Universitário de Minas Gerais (CEUNIR) em 2010, além de presidente da Juventude Estadual do PSDB, em 2011.       
Em 2014 foi eleito Deputado Federal com 101.040 votos, sendo o 3º deputado federal mais jovem de Minas Gerais. Na Câmara, foi membro-titular das comissões de Educação e da Comissão Minas de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e membro-suplente da Comissão de Minas, Energia e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Em 2017 foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.  

Em 2018, Caio Narcio foi acometido por uma doença grave, meningoencefalite, que o deixou internado por 2 meses na UTI. Saiu do hospital faltando dez dias para a convenção partidária e tentou a reeleição para o cargo. Mesmo tendo votação superior a três deputados federais eleitos por Minas Gerais, com 40.832 votos, não foi o suficiente para se reeleger dentro da sua coligação. Hoje, Caio Narcio tem uma empresa de consultoria na área tecnológica, de gestão estratégica e comunicação digital e era assessor da presidência nacional do PSDB. Caio foi internado no Incor em São Paulo no dia 12 de julho após um episódio convulsivo. No dia 25 do mesmo mês, foi diagnosticado com Covid-19 e transferido para ala específica para estes casos.