SENADOR ESTAVA PROIBIDO DE VIAJAR

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi abordado pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (4/8), ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, após viagem aos Estados Unidos. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o parlamentar deverá usar tornozeleira eletrônica.

A medida é consequência do descumprimento de uma ordem judicial anterior, que havia determinado a apreensão do passaporte de Do Val em meio a investigações sobre sua atuação nas redes sociais contra agentes da Polícia Federal responsáveis por apurar uma tentativa de golpe de Estado. Apesar da restrição, ele deixou o país utilizando o passaporte diplomático, que seguia em sua posse.

A defesa do senador havia protocolado, ainda em julho, um pedido ao Supremo solicitando autorização para a viagem com a família, apresentando datas, hospedagem em Orlando e ingressos para parques temáticos. O pedido foi negado por Moraes no dia 16 do mês passado, mas a intimação à defesa só ocorreu no dia 24, quando o parlamentar já se encontrava nos Estados Unidos.