Propostas de recuperação devem ser apresentadas em até três semanas, contemplando diversificação da indústria, projetos de cultura e turismo sobre trilhos

 

Com a proposta de montar uma força-tarefa entre ministérios e governos para recuperar a atividade econômica de Brumadinho, na região metropolitana, após a tragédia da Vale, que aconteceu em janeiro, os ministros da Cidadania, Osmar Terra, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniram com autoridades do Estado e do município na manhã desta sexta-feira (12) na cidade.

O foco inicial é montar quatro ou cinco grupos de trabalhos entre as partes e apresentar propostas de recuperação em até três semanas. Entre elas, há a inserção de grandes empresas na compra por materiais de produção local do município. 

Para o ministro Osmar Terra, o foco agora é reconstruir Brumadinho de forma a tornar a cidade mais independente da mineração.

“Nós temos um cardápio de programas que temos que integrar e colocar para funcionar. Uma coisa muito importante é a mudança do arranjo produtivo local. Nós temos que fazer com que ela não fique tão dependente. Que possa ter arranjos produtivos na área do turismo, que pode ser muito forte. Podemos trazer resorts pra cá na área de Inhotim", disse o ministro.

Ele também citou interesse de outras empresas:

"A Nestlé está interessada em ajudar a criar algum tipo de processamento em uma produção de leite e desenvolver isso com os produtores de leite daqui. A fazenda Alegria, que é ligada ao grupo Pitágoras, também está interessada em comprar a produção, o Carrefour quer comprar a produção dos moradores daqui e vamos ter alguns processos de industrialização”, continuou Terra. 

Sem valores

O ministro não deu valores fechados para os investimentos porque o levantamento dos trabalhos da força-tarefa ainda será feito, mas disse que inicialmente já investirá em cisternas para os agricultores.

"Nós temos R$ 5 milhões pra colocar aqui só em cisterna, para esses agricultores que estão na beira do rio com a água contaminada. Só com esse valor dá para criar 1.000 cisternas", disse.

Outros projetos envolvem a área social na cidade: "Queremos criar um parque de cidadania, recuperar o teatro daqui e transformar em uma escola de teatro. Queremos discutir os currículos das 26 escolas daqui. Vamos dar um impulso muito forte na economia e na área social. Turismo, cultura, esportes", finalizou o ministro Osmar Terra.

Clima de terror

O prefeito da cidade, Avimar Barcelos, o Nenen da Asa (PV), afirmou que um clima de terror tem assombrado a cidade.

"Está muito triste. Inhotim tinha 3.000 pessoas no sábado e 4.000 pessoas no domingo, agora tem no sábado uma média de 150 a 200 pessoas e, no domingo, uma média de 200 pessoas. Inhotim está acabado. Se não fizer um trabalho para resgatar, nós não sabemos o que fazer".

Ele disse que vai tentar investir mais no turismo, na cultura e trazer emprego "sem depender tanto da mineração". "Hoje o pessoal tem medo de vir a Brumadinho. Está sendo conhecida como a cidade da lama. Na faculdade a mesma coisa. As pessoas têm medo de estar aqui estudando e romper uma barragem. Tínhamos 100 alunos em direito e agora temos 19. Todo mundo transferiu", lamentou.

Trem para BH

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que um novo trilho será construído para conectar Belo Horizonte ao município, para potencializar o ciclo de visitantes na cidade.

"Precisa ter um planejamento a médio, curto e longo prazos para que a cidade sobreviva. É importante o transporte de passageiros sobre trilhos. Começamos a destravar e iniciar esse processo de pelo menos potencializar o transporte de 2.000 passageiros sobre trilhos do Centro de Belo Horizonte até Brumadinho, em Inhotim. Iniciou-se o processo, a autorização foi dada e, agora, por ser de interesse privado, deve andar bem rápido", disse.