O presidente Lula (PT) vai receber os governadores apenas no fim do mês, em 27 de janeiro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (4) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em entrevista a jornalistas. 

Segundo o ministro, o objetivo de Lula é reconstruir uma boa relação institucional entre a União e os estados. A proposta do governo federal é fazer essas reuniões com frequência e organizar também um fórum permanente de prefeitos para “dar capilaridade” às políticas públicas.

“A pauta é o retorno das relações federativas da União com os estados e municípios, que ficou paralisada todos esses anos”, disse.

Romeu Zema

O governo de Minas não confirma se o governador Romeu Zema (Novo) já foi convidado formalmente para o evento. Porém, em entrevista ao Hoje em Dia na última segunda-feira (2), o vice-governador Mateus Simões, que tem assumido as funções de relações políticas do governo, informou que Zema deve participar do encontro com o presidente Lula.

Segundo Simões, o governo de Minas tem uma pauta grande para tratar com o governo federal, mas que as prioridades do primeiro encontro com o governo Lula seriam a privatização do metrô de Belo Horizonte, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e a retomada de investimentos em estradas federais que cortam o Estado.