DURANTE VIAGEM AO PARÁ

Lula relata pane em avião da FAB: 'Descemos com medo que pegasse fogo'/crédito: A popularidade de Lula: o que as pesquisas dizem sobre o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (3/10), ter enfrentado um contratempo em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) durante agenda no Pará. O episódio ocorreu nessa quinta-feira (2/10), pouco antes da decolagem de Belém com destino à Ilha do Marajó.

"Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião caro da FAB. Eu só tinha que agradecer a Deus porque deveria ter problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra. Nós tivemos que descer do avião com medo que ele pegasse fogo", disse Lula em entrevista à TV Liberal, na manhã desta sexta-feira.

Lula disse que, após o susto, esteve na Basílica de Nazaré para agradecer a Nossa Senhora. "Ontem à noite, eu fui na matriz e fui agradecer a Nossa Senhora de Nazaré. Eu só tinha que agradecer a Deus", disse.

Lula esteve na capital paraense nesta quinta-feira (2/10), onde participou da entrega de obras relacionadas à realização COP30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a pane ocorreu em um modelo Amazonas C-105, fabricado pela Airbus.

A corporação destacou que não se trata de uma aeronave presidencial. O avião costuma ser utilizado para transporte de tropas e cargas e também para deslocamentos do presidente em locais onde é necessário pousar em pistas curtas.