FUMIO KISHIDA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (3), o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto. A agenda bilateral entre os dois líderes tratou sobre o acordo comercial entre os países e sobre a transição energética.  

É a primeira vez que um chanceler japonês visita o Brasil desde 2016, quando Shinzo Abe esteve no país para a cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro.  

Já o petista visitou o país oriental em maio de 2023, atendendo a um convite de Kishida, por ocasião da Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. Durante o encontro do ano passado, os dois países chegaram ao entendimento para a adoção de política de isenção de vistos para visitas de até 90 dias, vigente desde setembro.

Após agenda na capital federal, o primeiro-ministro do Japão vai ainda na tarde desta sexta-feira ao Paraguai. Já no sábado (4), ele retorna ao Brasil onde cumpre agenda em São Paulo. A agenda dele na América Latina é visto como um gesto do país para estreitar laços com nações da América do Sul, diante da expansão comercial da China e Rússia.