GOVERNO

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniram-se no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira (26), para uma agenda técnica e de alinhamento político.

O encontro entre Lula e Silveira coincide com a sinalização do ministro em atuar como um mediador entre o governo federal e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que lançou pré-candidatura à reeleição.

Esta ação é interpretada como uma demonstração da parceria entre PT e PSD, principalmente em Minas Gerais. Noman assumiu a prefeitura em março de 2022, após o então prefeito, Alexandre Kalil (PSD), deixar o cargo para concorrer às eleições para governador de Minas Gerais. 

Nos bastidores, comenta-se que Silveira está empenhado em abrir caminho para as eleições municipais de 2024 e para a disputa pelo governo em 2026, com o objetivo de fortalecer uma aliança entre o PT e o PSD, especialmente concentrada no estado de Minas Gerais.

Esta parceria ganha otimismo com o fortalecimento do relacionamento entre Lula e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é considerado pelo petista como potencial concorrente ao governo do Estado.

Apoio à reeleição de Lula

Nesta segunda-feira (26), Silveira expressou seu apoio à reeleição de Lula, ao lado de Gilberto Kassab, presidente do PSD. O ministro ocupa o cargo de secretário nacional da sigla.

O PT já oficializou o deputado federal Rogério Correia como seu pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte. No entanto, Correia demonstrou interesse em formar uma chapa única com possíveis concorrentes de partidos aliados.

Em um possível segundo turno, tanto o PT quanto o PSD estão avaliando a viabilidade de formar uma aliança, caso um candidato de direita avance para a segunda fase do pleito.