O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu nesta sexta-feira (14) com o Papa Francisco na Itália, durante a cúpula do G7, evento que reúne as sete maiores economias do mundo e convidados. No encontro, os líderes discutiram as "desigualdades no mundo".

"Encontro com Sua Santidade, o Papa Francisco. Conversamos sobre paz, combate à fome e a necessária redução das desigualdades no mundo", publicou Lula em uma rede social.

Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, Lula destacou a importância do diálogo sobre temas globais urgentes.

Este é o segundo ano consecutivo em que Lula é convidado para a cúpula, a convite da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

O evento acontece entre os dias 13 e 15 de junho, e além do encontro com o Papa, Lula manteve reuniões bilaterais com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, com o presidente da França, Emmanuel Macron, com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente da da Turquia, Recep Erdoğan.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais ao lado do pontífice, Lula afirmou ao Papa Francisco: "Eu quero ver se a gente faz uma campanha para tornar o mundo mais humano". O Papa respondeu: "E você pode fazer isso".

Esta é a segunda vez que os dois se reúnem. No ano anterior, eles se encontraram no Vaticano. Ambos defendem o fim das guerras entre Rússia e Ucrânia e do conflito entre Israel e grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.