CHUVAS NO RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (7), as pessoas que têm espalhado fake news em meio à tragédia no Rio Grande do Sul. Os fortes temporais e alagamentos no Estado resultaram, até agora, na morte de 90 pessoas. Cerca de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas na região. 

“Tem gente que não quer ajudar. Tem gente que está apostando na desgraça”, declarou durante o programa “Bom dia, presidente”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Lula ainda classificou como “canalha” o que chamou de indústria de mentiras. 

“Um país com a bondade que tem o Brasil não merecia essa indústria de fake news, eu diria até canalha, que vive deturpando falas e contando mentiras para a sociedade. Um país não pode ir pra frente desse jeito. É preciso que as pessoas tenham bom senso, que não sejam levianas. A situação do Rio Grande do Sul é muito delicada”, completou. 

O petista ainda alfinetou Jair Bolsonaro (PL) ao lembrar que o ex-presidente fez um passeio de jet ski enquanto o Estado da Bahia enfrentava fortes chuvas, em dezembro de 2021.

“Eu lembro que quando teve a enchente na Bahia, em 2022 [2021], eu lembro que o presidente da República estava passeando em um jet ski em Fernando de  Noronha e me preocupou”, declarou. Na verdade, Bolsonaro estava de férias no litoral de Santa Catarina. 

“Então, eu queria chamar a atenção. Eu lembrei desse caso para chamar a atenção do seguinte: ainda tem muita fake news sobre o Rio Grande do Sul. Mentiras desmerecendo as pessoas que estão trabalhando lá - e não apenas das Forças Armadas, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Força Nacional”, disse, ressaltando que muitos voluntários ajudam a conter os danos da tragédia. 

 

otempo.com.br