ITUIUTABA

O deputado federal por Minas André Janones (Avante) foi visto segurando um chicote e desferindo golpes com o objeto durante um comício em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Nas redes sociais, o parlamentar associou o chicote às eleições e disse que, este domingo (6 de outubro), quando ocorre o primeiro turno do pleito municipal deste ano, é “dia de chicotear o gado”. “Por aqui já está tudo preparado! E aí na sua cidade? Conta para mim nos comentários! Vai ser lapada também?”, postou.

A eleição em Ituiutaba, reduto eleitoral de Janones, vê uma disputa entre Leandra Guedes, do mesmo partido que o deputado federal, e Hermano Freitas (União Brasil), oposição ao parlamentar federal. 

Também nas redes sociais, opositores de Janones apontaram que o uso do chicote poderia configurar um ato racista. A vice do candidato Hermano Freitas, Luciane Dias, que é uma mulher negra, repudiou as cenas. “Para nós, negros, cenas em que o açoite e o chicote são empunhados com rancor e em demonstrações de ódio só nos fazem lembrar a maior vergonha que foi a escravização do povo negro”, disse.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do deputado federal, mas não foi respondida até a publicação.



otempo.com.br