8 DE JANEIRO


O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi as redes sociais alertar que um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro está viralizando em grupos bolsonaristas. Contudo, nas imagens é ocultado o horário que mostra a presença do petista após o fim dos ataques, de acordo com o político mineiro.

"O porém é que os parlamentares bolsonaristas ocultaram a data e estão divulgando as imagens como se tivessem sido feitas durante invasão, que ocorreu no período da tarde. O mais preocupante é que não há, nesses grupos, nenhum contraponto da esquerda a mais essa fake News", postou Janones.

Imagens do circuito interno do palácio mostram Lula por cerca de uma hora no edifício, após os ataques realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As gravações foram tornadas públicas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na noite desse sábado (23/4). Nas imagens, é possível ver Lula conversando com os ministros Flávio Dino e José Múcio, respectivamente, da Justiça e da Defesa. O ministro Rui Costa, da Casa Civil, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jaques Wagner (PT-BA) também estiveram no local.

Ao todo, foram liberadas 900 horas de grabações de 30 câmeras de segurança do Planalto após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.