MINAS GERAIS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 92 anos, não compareceu a Ouro Preto neste domingo (21/4) para receber o Grande Colar, principal honraria da Medalha da Inconfidência.

Com isso, ele e o governador Romeu Zema (Novo) vão precisar agendar um encontro, já que o Grande Colar só pode ser entregue pessoalmente – nem mesmo um representante poderia recebê-lo.

A escolha de FHC acontece em meio às comemorações dos 30 anos do Plano Real, que ele implementou como ministro da Fazenda, em 1994, durante o governo do ex-presidente Itamar Franco.

Fernando Henrique Cardoso ocupou a Presidência por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002. Ele também é sociólogo e autor de vários livros.

Medalha da Inconfidência

A honraria foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek e é entregue em 21 de abril, Dia de Tiradentes. Ao todo, 170 pessoas foram homenageadas por suas contribuições para a projeção e valorização de Minas Gerais. Além do Grande Colar, também são entregues a Grande Medalha, a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência.