Os nove governadores do Nordeste assinaram, nesta sexta, uma carta exigindo esclarecimentos sobre as falas polêmicas do presidente Bolsonaro. Mais cedo, sem perceber que o microfone estava aberto, o chefe do Executivo atacou o governador do Maranhão, Flávio Dino, e chamou a região de 'paraíba'. 

A carta pede esclarecimentos por parte da presidência, além de reiterar a defesa da Federação e da democracia. 'Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República', diz a nota. 

Confira na íntegra
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.


RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas


RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia


CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará


FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão


JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba


PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco


WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí


FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte