O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), anunciou que terá Paulo Brant (PSB) como candidato a vice-prefeito na chapa que vai para a disputa nas eleições municipais. Os dois trataram da aliança durante um almoço nesta semana, na capital mineira, e nesta sexta-feira (7/6) o acordo recebeu o aval das direções nacionais do PSB e do MDB.

“O vice-prefeito de Belo Horizonte tem que ser alguém respeitado, que tenha voz e capacidade política, em Minas e em Brasília. Ter em minha chapa alguém como o Paulo, que já foi vice-governador, com a experiência dele é muito importante”, afirma Gabriel Azevedo.

Paulo Brant foi vice-governador no primeiro mandato do governador Romeu Zema (Novo), eleito em 2018. A chegada dele na chapa de Gabriel Azevedo leva junto o PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

A legenda já comandou a prefeitura da capital com os ex-prefeitos Márcio Lacerda e Célio de Castro. “A chapa MDB é PSB é a mesma que elegeu o doutor Célio de Castro, um exemplo de prefeito de Belo Horizonte e um nome político admirado por nós dois”, avalia Gabriel.

O agora pré-candidato a vice-prefeito, Paulo Brant, disse que a decisão de se juntar a Gabriel conta com o apoio nacional da legenda e foi articulada junto com o presidente estadual do PSB, deputado estadual Noraldino Júnior.

“Foi construído com o nosso presidente em Minas, deputado Noraldino, e também conta com o apoio do presidente nacional, Carlos Siqueira. Eu tinha minha pré-candidatura colocada para fazer um projeto diferente para Belo Horizonte e entendemos que a união com o Gabriel é o melhor caminho para isso”, diz o ex-vice-governador mineiro.

Gabriel e Paulo Brant afirmam que os partidos irão elaborar um plano de governo comum, focado na articulação metropolitana e juntando as experiências dos dois pré-candidatos. Antes de aceitar compor uma chapa com Gabriel Azevedo, Paulo Brant era candidato a prefeito pela legenda e agora se soma à campanha do presidente da Câmara.

A expectativa na campanha de Gabriel é que o nome do ex-vice-governador agregue experiência e capacidade de diálogo à candidatura do presidente da Câmara, que ganhou notoriedade no mundo político após fortes embates com o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), que vai buscar a reeleição.

“Brant é uma pessoa muito conhecida e reconhecida, foi vice-governador e dá uma dimensão maior à candidatura do Gabriel, inclusive para o contato com políticos de outras cidades da região metropolitana, importantes para integração e melhoria da vida na capital”, diz articulador político próximo a Gabriel Azevedo.

Além de Gabriel, estão com nomes apresentados como pré-candidatos o atual prefeito Fuad Noman (PSD), que busca a reeleição; os deputados federais Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT); os deputados estaduais Bruno Engler (PL), Bella Gonçalves (PSOL), Ana Paula Siqueira (Rede) e Mauro Tramonte (Republicanos); além do senador Carlos Viana (Podemos) e da ex-secretária de Planejamento no governo Zema, Luísa Barreto (Novo).