Minas1
ter, 02 de dez de 2025
Horário: 11:41 Hs
Dolar: R$
Euro: R$

Ex-secretário de São Paulo se insere em Minas e pode se candidatar em 2026

26/11/2025 15h20 - Atualizado em 26/11/2025 15h58 por Salma Freua /O TEMPO

Thiago é do mesmo grupo do vereador Lucas Ganem e criou um perfil voltado para Minas Gerais


tiagosampapicareta.png Thiago Ganem recebeu a medalha da Incofidência neste ano como secretário-geral do Podemos/Foto: Divulgação
O ex-secretário de Esportes do estado de São Paulo Thiago Martins Milhim tem intensificado sua presença em Minas Gerais neste ano, em um possível movimento para as eleições de 2026. Secretário-geral do Podemos e ex-secretário nacional do Ministério dos Esportes, ele também é advogado formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista. Inscrito na OAB de São Paulo desde 2013, passou a ter, em abril deste ano, uma carteira suplementar em Minas.
 
A data coincide com a abertura de uma série de perfis temáticos nas redes sociais. Em suas páginas no Instagram, Thiago adota o sobrenome fictício “Ganem”, prática usada por integrantes do grupo político de mesmo nome, originário de São Paulo. Ele criou perfis dedicados a bandeiras como oncologia, segurança pública, fibromialgia e autismo. O mais expressivo até agora é o voltado a Minas Gerais, com mais de 16 mil seguidores, cujo foco central é a defesa dos animais.   

O conteúdo inclui publicações sobre ocorrências envolvendo cidades mineiras — como Pedra Dourada, na Zona da Mata; Gonzaga, no Vale do Rio Doce; Uberlândia, no Triângulo mineiro; Barbacena, na Região Central; e Belo Horizonte — além de comentários sobre ações da Prefeitura de Belo Horizonte e do governo de Minas Gerais. Desde o meio do ano, ele integra as executivas estadual e municipal do Podemos.  
 
No perfil, ele também faz menções ao deputado federal por São Paulo Bruno Ganem (Podemos), uma das principais lideranças do grupo. Em um WhatsApp público, Thiago se apresenta como integrante do “conselho do deputado Bruno Ganem em Minas Gerais”.  

Procurada, a assessoria do ex-secretário afirmou que Thiago não tem vínculo empregatício com o deputado federal, embora mantenha forte relação com ele e integre seu grupo político. Sobre as eleições, disse que sua participação no pleito ainda não está definida e ressaltou que ainda há disputa interna na chapa do partido para a composição. 

Thiago integra grupo de vereador investigado 

 A estratégia segue a adotada por outros membros do grupo, entre eles o vereador de Belo Horizonte Lucas Ganem (Podemos), também originário de São Paulo. Thiago aparece ao lado de Lucas em alguns posts em que denunciam violência contra os animais, uma das principais bandeiras do grupo.  

Embora Thiago Ganem tenha ampliado a presença digital voltada a Minas, seu endereço profissional na OAB continua registrado em São Paulo, na avenida das Nações Unidas, no Brooklin Paulista, área nobre da capital paulista. Além da suplementar mineira, ele possui também uma inscrição suplementar no Distrito Federal desde 2023.
 
Faz parte do grupo, além de Lucas, o seu primo, o deputado Bruno, a tia, deputada estadual paulista Clarice Ganem (Podemos), e sua mãe, a vereadora por São Paulo Simone Ganem (Podemos). O grupo tem outros membros fora do núcleo familiar além de Thiago, como Rodolfo Ganem e Hebert Ganem, vereadores em Sorocaba e Campinas, respectivamente, desde o começo deste ano.