Minas1
qua, 19 de nov de 2025
Horário: 00:54 Hs
Dolar: R$
Euro: R$

Ex-presidente do Cruzeiro toma posse como deputado federal e acena para 2026

18/11/2025 19h10 - Atualizado em 18/11/2025 19h13 por Salma Freua e Lara Alves

Sérgio Santos Rodrigues esteve à frente do clube celeste entre 2020 e 2021 e assumiu cadeira na Câmara nesta terça-feira (18/11) após acordo


sergiocruzeiro-minas-gerais-brasilia-.pngMinas conta com um novo deputado a partir desta terçaFoto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
MOVIMENTAÇÕES

 

 

O ex-presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues (Podemos), tomou posse como deputado federal por Minas Gerais na tarde desta terça-feira (18/11), em sessão no plenário da Câmara dos Deputados. Ele assume a cadeira de Nely Aquino (Podemos), licenciada do cargo por quatro meses. A movimentação dialoga com o cenário das eleições de 2026, quando serão escolhidos novamente deputados federais e estaduais, além de dois senadores, governadores e presidente da República.

Nos agradecimentos, o agora deputado mencionou de forma carinhosa a deputada licenciada e a agradeceu pela oportunidade de exercer o mandato temporariamente. Segundo ele, Nely se dedicará a "compromissos partidários". Sérgio é segundo suplente do Podemos e chegou ao posto após o primeiro suplente, Juca Bahia, optar por não assumir.
 

Rodrigues também se apresentou como leal ao mandato de Nely. "Minha querida deputada Nely Aquino, que está na minha frente, meu muito obrigada, vai se dedicar aos compromissos partidários um tempo, saiba que você tem aqui uma pessoa fiel ao seu mandato também e com certeza junto com esse grupo a gente tem muita coisa a caminhar".

Em vídeo no Instagram publicado na semana passada, o primeiro suplente e ex-prefeito de Paraopeba, Juca Bahia (Podemos), afirmou ter recusado a vaga por considerar que não poderia defender a própria opinião e a das pessoas que acreditaram nele. Juca recebeu quase 42 mil votos em 2022; Rodrigues, cerca de 18 mil.

Ele agradeceu aliados de Nely, como o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Neto - que ocupou a vaga de senador enquanto Carlos Viana disputava a Prefeitura de Belo Horizonte em 2024, conforme acordo - e chamou o secretário Marcelo Aro de "futuro senador". "E agradecendo você, também agradeço, um já senador e outro futuro senador. O senador Castellar, que foi fundamental para todo esse diálogo, e o futuro senador Marcelo Aro, hoje secretário de governo do estado de Minas Gerais, um grande amigo que também terá um desafio pela frente".

Rodrigues fez outros acenos ao pleito de 2026: "Nós, Nely, posso dizer eu, você, todos vamos estar caminhando para poder fazer uma bela campanha no ano de 2026, que se Deus quiser, será vitoriosa, e se Deus quiser, também, vai ter o nosso deputado Fred Costa caminhando aqui", disse, em referência ao deputado mineiro que presidia a sessão.

Ele afirmou que a ideia de assumir o mandato temporário surgiu após conversas com diversos interlocutores. "Toda essa ideia, em nome de uma pessoa, ela surgiu do meu querido amigo Alexandre Ramos. Essa história começa com ele há 10 meses, vislumbrando essa possibilidade, e, através dele, trouxe diversos amigos, como Gustavo Milani, deputado Tito Torres e o presidente Mauri Torres, que desde o começo abraçaram essa ideia e nos ajudaram a caminhar com isso. Agradeço a todos eles, também o prefeito Douglas Melo e o candidato Juca Bahia, que hoje é secretário em Sete Lagoas. Fica aqui meu muito obrigado a todos vocês por tudo que fizeram por mim."

Conforme havia relatado O TEMPO no final da semana passada, o ex-presidente do Cruzeiro disse que terá Esportes e Advocacia dentre suas principais pautas. "O nosso compromisso, não é, deputado Fred, que na lei da SAF, é uma lei que muito foi importante para mim, e vossa excelência foi relator nessa Câmara dos Deputados. Hoje a gente tem inclusive um projeto de lei ainda alterando parte da lei, mas que já tinha me abraçado desde então, que a gente vai se dedicar a esse projeto do Esporte de forma geral, não só o futebol, como o esporte olímpico, esporte amador".

Rodrigues foi um dos principais responsáveis por implementar o modelo no Cruzeiro. Em dezembro de 2021, durante o final do seu segundo mandato, 90% do clube foi vendido para Ronaldo Fenômeno. Ele também é advogado.

"Na defesa da advocacia, minha classe de origem, a profissão que tento me honra e tanto me dá orgulho. E também uma outra área de advocacia grande minha que é a defesa dos serviços notariais e registrais que tanto precisam ser debatidos e mais explorados a e melhor explicados, podem ter certeza que o nosso mandato também será dedicado a todos vocês", acrescentou.

Relator da Lei da SAF, Fred Costa elogiou atuação de Rodrigues no tema. "Antes mesmo de você ter uma cadeira aqui, já teve uma grande vitória e uma goleada a favor do futebol brasileiro, uma vez que foi vossa excelência que foi o entusiasta mor da SAF no Brasil, foi vossa excelência que solicitou e fez o apelo para que eu me tornasse relator daquilo que virou realidade e mudou, foi uma quebra de paradigma no futebol brasileiro que é a SAF". O deputado do PRD ainda elogiou Nely pelo "gesto" e "sentimento de grupo" ao ceder temporariamente o mandato, e acrescentou o "querido amigo" e "futuro senador" Marcelo Aro nos agradecimentos pela atitude.