Norte de Minas

Souto estava internado desde 22 de dezembro na Santa Casa de Montes Claros, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele passou por um procedimento cirúrgico e permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até ser transferido para a capital federal, em 10 de janeiro.

O ex-prefeito deixa a companheira e quatro filhos. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Trajetória política

Humberto Guimarães Souto nasceu em Montes Claros, em 3 de junho de 1934. Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Direito. A trajetória política teve início em 1962, quando foi eleito vereador de Montes Claros.

A Câmara Municipal de Montes Claros, em nota de pesar, lembrou que o Souto foi vereador, além de ter ocupado outros cargos públicos no Estado e na União.

Em 1970, concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando na suplência e assumindo o mandato em 1971. Quatro anos depois, foi eleito deputado federal, cargo que exerceu por seis mandatos consecutivos.

Em 1995 foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), chegando a ocupar a presidência da instituição.

Gestão como prefeito

Humberto Souto foi eleito prefeito de Montes Claros em 2016, vencendo no segundo turno com 65,31% dos votos válidos. Em 2020, foi reeleito no primeiro turno, com 85,24% dos votos.