FORÇAS ARMADAS

O ex-comandante do Exército durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), general da reserva Marco Antônio Freire Gomes, confirmou que participou de reuniões onde foram discutido os termos da “minuta do golpe”. Segundo informações da CNN Brasil, o militar relatou os encontros em depoimento à Polícia Federal (PF), nessa sexta-feira (1º/3).

A oitiva do general faz parte das apurações acerca da existência de uma organização criminosa que teria tramado um golpe para manter Bolsonaro no poder. Freire Gomes, diferente de outros aliados do ex-presidente, respondeu a todas as perguntas durante oito horas.

 

Cerca de 20 depoimentos já foram feitos no âmbito da operação Tempus Veritatis, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O depoimento do ex-comandante do exército foi o mais longo, começando na sexta e terminando na madrugada deste sábado (2/3).

A PF mantém o depoimento em sigilo e vai se debruçar sobre os detalhes para estudar novos passos da apuração. O esquema golpista foi revelado pela PF no dia 8 de fevereiro, com mandados de busca e apreensão sendo cumpridos contra Bolsonaro e aliados, como o ex-ministro e ex-candidato a vice-presidente, general Braga Netto.

No dia 22, Bolsonaro prestou depoimento, mas preferiu aderir ao direito de ficar em silêncio. Em resposta ao cerco policial, o ex-presidente fez uma manifestação na Avenida Paulista no último domingo (25/2), onde afirmou que está sendo perseguido e negou qualquer tentativa de golpe de Estado.