A nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, foi apresentada nesta segunda-feira (9/9) para a equipe do ministério. A reunião foi conduzida pela ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck — que ficou como interina da pasta, após a demissão de Silvio Almeida, na última semana. 
 
“Esse ministério é isso: um ministério de transformação e reconstrução da sociedade com dignidade e garantia de direitos. [Espero] que a gente possa fazer desse luto, luta”, disse Evaristo à equipe. A ministra foi nomeada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de ontem.

Macaé Evaristo também garantiu que a transição será feita de maneira "transparente e tranquila em prol daqueles que mais precisam". A expectativa é que a transição finalize ainda nesta semana. 

Dweck informou que, durante o período de transição, será feito um mapeamento das agendas emergenciais e um diagnóstico dos programas atualmente em execução pelos Direitos Humanos. "O governo do presidente Lula está completamente engajado na defesa dos direitos humanos, na luta contra todas as formas de discriminação", disse a ministra de Gestão e Inovação.