MANIFESTAÇÃO

Belo Horizonte terá mais um ato da esquerda neste final de semana. Desta vez, a pauta é contra a rejeição da Medida Provisória (MP) 1.303 - que previa a chamada “taxação do BBB” - e pelo fim da jornada 6x1. O ato, intitulado “Justiça Tributária, ou vota pelo povo, ou não volta!”, está previsto para este domingo (12/10), às 9h, na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital. Além dessas pautas, o movimento também se posiciona contra a “PEC do Cala Boca”, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

A MP 1.303 foi rejeitada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (8/10). A proposta previa tributações sobre operações financeiras e, segundo o governo federal, permitiria uma arrecadação de cerca de R$ 35 bilhões em 2026, valor considerado essencial para o equilíbrio fiscal e o financiamento de políticas sociais.

Os manifestantes também cobram o fim da escala 6x1, adotada por diversos setores do comércio e dos serviços, e a derrubada da “PEC do Cala Boca”, mais conhecida como "PEC do Referendo", que quer tirar a necessidade de consulta popular, prevista na Constituição estadual, para privatizar a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Os organizadores afirmam que o protesto pretende “mostrar a força do povo contra o Congresso do Centrão e da extrema direita”, a quem atribuem a defesa de “interesses de milionários, lobistas das bets e bancos”. O ato é convocado por centrais sindicais e movimentos sociais.