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O texto foi construído pelo parlamentar em parceria com a Aliança Bike (associação brasileira do setor de bicicletas), que reúne lojistas e empresas voltadas ao transporte sustentável.
A emenda sugere desconto patrocinado de até R$ 8 mil, limitado a 20% do preço indicado na nota fiscal emitida pela montadora, e não inclui bicicletas elétricas, pois estão na categoria de ciclomotores (como motocicletas) na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.
O texto aponta como vantagens da incorporação da emenda a promoção da descarbonização da matriz de transportes e a ampliação do acesso da população a bicicletas novas, que garantam mais conforto e segurança.
O histórico de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que lançou políticas de estímulo ao uso de bicicletas em sua gestão como prefeito de São Paulo, é considerado um fator que pode favorecer a incorporação da emenda ao programa do governo federal
Em 2014, por exemplo, ele disse que considerava importante batalhar "junto aos governos estadual e federal a isenção de impostos para a bicicleta" e que desejava "lançar com os cicloativistas um novo abaixo-assinado, [pedindo] além das ciclovias, a isenção fiscal para as bicicletas".
Em 2017, disse considerar a tributação de bicicletas "um contrassenso" e que deveria existir "subsídio para venda de bicicletas".
Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, destaca que a ementa da medida provisória fala em "desconto patrocinado na aquisição de veículos sustentáveis".
"Então é mais do que óbvio e justo que a bicicleta, como o veículo mais sustentável que existe, seja incluída", completa.
"Ainda, 70% da população adulta, no Brasil, sequer possui uma bicicleta. Então aumentar o acesso à bicicleta é uma política essencial, especialmente para as famílias de mais baixa renda, que poderão usar bicicleta como ferramenta de acesso à cidade e para a promoção de saúde", conclui Guth.
Carreras diz que a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado cotidianamente por trabalhadores, como "eletricistas, porteiros, marceneiros". Ele afirma que marcará uma reunião com Haddad para tratar da proposta.
"Quando se olha para a concentração de impostos, ela é maior sobre a bicicleta do que sobre o carro. Não sou contra baixar o preço do carro, mas defendo que também valha para as bicicletas. Não tem como falar sobre o futuro sem falar em bicicleta, um modal sustentável", afirma o deputado federal do PSB.
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O texto foi construído pelo parlamentar em parceria com a Aliança Bike (associação brasileira do setor de bicicletas), que reúne lojistas e empresas voltadas ao transporte sustentável.
A emenda sugere desconto patrocinado de até R$ 8 mil, limitado a 20% do preço indicado na nota fiscal emitida pela montadora, e não inclui bicicletas elétricas, pois estão na categoria de ciclomotores (como motocicletas) na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.
O texto aponta como vantagens da incorporação da emenda a promoção da descarbonização da matriz de transportes e a ampliação do acesso da população a bicicletas novas, que garantam mais conforto e segurança.
O histórico de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que lançou políticas de estímulo ao uso de bicicletas em sua gestão como prefeito de São Paulo, é considerado um fator que pode favorecer a incorporação da emenda ao programa do governo federal
Em 2014, por exemplo, ele disse que considerava importante batalhar "junto aos governos estadual e federal a isenção de impostos para a bicicleta" e que desejava "lançar com os cicloativistas um novo abaixo-assinado, [pedindo] além das ciclovias, a isenção fiscal para as bicicletas".
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Carreras diz que a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado cotidianamente por trabalhadores, como "eletricistas, porteiros, marceneiros". Ele afirma que marcará uma reunião com Haddad para tratar da proposta.
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