A CPMI do INSS, que investiga fraudes em benefícios de aposentados e pensionistas, rejeitou requerimentos para convocar o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Sindnapi é uma das entidades suspeitas de descontar  mensalidades sem autorização de filiados. Nesta semana, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$ 390 milhões em bens, imóveis e valores vinculados à instituição.

Na segunda parte da reunião, os integrantes tomam o depoimento do Cícero Marcelino, ligado ao presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). 

Há suspeitas de que Cícero Marcelino recebia parte das mensalidades ilegais cobradas pela Conafer, sob o pretexto de prestar serviços à entidade. Assessor de Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da confederação, Marcelino foi um dos alvos das investigações da Polícia Federal.