Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, tiveram nesta quinta-feira (26) uma conversa por telefone. Eles falaram sobre a Parceria Estratégica bilateral e temas regionais e aspectos da governança global.

De acordo com o governo Lula, os dois presidentes "concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita". "Nesse contexto, discutiram a importância de se combater a desinformação".


No último dia 8, bolsonaristas invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Policiais federais investigam a participação de golpistas. Prisões foram efetuadas e inquéritos estão abertos no Judiciário brasileiro. 

Segundo o governo Lula, "ao tratar de temas da governança global, concordaram sobre a importância da readequação da arquitetura financeira internacional como instrumento de financiamento da transição climática e de combate à fome e à desigualdade". "Foi lembrado que Índia e Brasil, que ocupam a presidência do G-20 neste ano e no próximo, terão papel central nesse debate", acrescentou.