ROMPIMENTO DE BARRAGEM

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quinta-feira que conta com a ajuda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para resolver o impasse do acordo de reparação às vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O governador participa de uma cerimônia no Minascentro, no Centro de BH, onde o presidente Lula fará anúncios de investimentos para Minas.

“O rompimento da barragem de Brumadinho exigiu habilidade para fazer os culpados pagarem ao povo mineiro pelo prejuízo provocado. Infelizmente ainda não tivemos o mesmo desfecho no caso de Mariana. Já se passaram oito anos e conto com a parceria do presidente Lula para acelerar as tratativas para esse acordo", disse o governador.

zemailula.jpg

Após polêmicas recentes, governador e presidente da República estiveram juntos em cerimônia

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Um novo acordo de reparação para os atingidos pelo rompimento da Barragem está em negociação desde 2021. A tragédia de Mariana ocorreu em novembro de 2015, quando o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco causou a morte de 19 pessoas e gerou impactos em dezenas de cidades mineiras e capixabas situadas na Bacia do Rio Doce.

A negociação do novo acordo de reparação se dá no âmbito de uma mediação conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As tratativas envolvem a Samarco, suas acionistas Vale e BHP Billiton, representantes dos governos, dos tribunais de Justiça, dos ministérios públicos e das defensorias públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo, além do Ministério Público Federal (MPF) e da Advocacia-Geral da União (AGU)

 

Fonte:hojeemdia.com.br