O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) nomeou nesta quarta-feira (24/5) o ex-vereador e ex-deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD) para o cargo de secretário-adjunto na Secretaria de Meio Ambiente. Até então, a função era exercida por Guilherme Lana Pimenta, que foi exonerado do posto e passará a ser assessor especial na Secretaria Municipal de Políticas Urbanas. 

A nomeação do ex-deputado estadual na Prefeitura de Belo Horizonte acontece dois dias após a reunião do PSD. Na ocasião, Lopes, que não foi reeleito para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nas últimas eleições, teria reivindicado espaço na PBH. No encontro  entre lideranças do partido, Fuad teria sido questionado, inclusive, sobre a ausência do PSD no primeiro escalão da prefeitura a reboque do acordo firmado com o secretário de Estado da Casa Civil e ex-deputado federal, Marcelo Aro (PP), em troca de apoio na Câmara.

A reestruturação feita por Fuad no início de abril acomodou o ex-deputado estadual Zé Reis (Podemos) como secretário de Meio Ambiente, Charles Diniz (Podemos) como secretário de Educação e o vereador licenciado Claudiney Dulim (Avante) como secretário de Relações Institucionais - este, aliado do deputado federal Luis Tibé (Avante). De acordo com um dos peessedistas presentes na reunião, Fuad disse que escolheu quem foi indicado.

Irritação na base 

A nomeação de Osvaldo Lopes gerou insatisfação entre a base de vereadores do prefeito Fuad Noman na Câmara Municipal. Os parlamentares consideram injusto o espaço dado ao ex-deputado uma vez que ele teria intenções de se candidatar como vereador no próximo ano. 

 Na avaliação de alguns vereadores da Casa, Osvaldo Lopes teria vantagens nas eleições de 2024.