DISPUTA PELA PBH


O prazo para realização de convenções partidárias tendo em vista as eleições de 2020 terminou nesta quarta-feira (16). Em Belo Horizonte, 16 partidos definiram candidaturas próprias ou formaram coligações majoritárias.

As chapas precisam ser registradas e deferidas pela Justiça Eleitoral.  

Saiba, em ordem alfabética, quem são os candidatos definidos em convenções partidárias à Prefeitura de Belo Horizonte:

 

Alexandre Kalil (PSD)

Kalil tem 61 anos, é natural de Belo Horizonte e fez carreira como empresário e dirigente do Atlético Mineiro. Na última eleição, concorreu pela primeira vez para prefeito de Belo Horizonte e venceu, no segundo turno, do ex-deputado João Leite (PSDB) com 52,98% dos votos.  Começou a estudar Engenharia Civil, mas não concluiu o curso. É filho do ex-presidente do Atlético, Elias Kalil, e também foi presidente do clube, entre 2008 e 2014. Chegou a registrar candidatura pelo PSB a deputado federal em 2014, mas desistiu antes do pleito. O candidato a vice na chapa é Fuad Noman, ex-secretário Municipal de Fazenda.

 

Áurea Carolina (PSOL)

É natural de Tucuruí (PA), formada em Ciências Sociais pela UFMG e mestre em Ciência Política. Tem 37 anos. É educadora popular, com um histórico de lutas pelas causas negra e feminista. Foi eleita a vereadora mais votada de Belo Horizonte nas eleições de 2016, onde juntamente com a vereadora Cida Falabella e a suplente Bella Gonçalves criaram a Gabinetona - primeiro ‘mandato coletivo’ da capital mineira. Em 2018, concorreu à Câmara e foi a quarta deputada federal mais votada em Minas Gerais. Leonardo Péricles, do Unidade Popular, partido estreante nas eleições será o candidato a vice-prefeito de Carolina.

 

Bruno Engler (PRTB)

Natural de Curitiba, Bruno Engler é coordenador do Movimento Direita Minas e está em seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi o terceiro parlamentar mais votado do Estado nas eleições de 2018 e é o mais jovem político eleito na Assembleia Legislativa. Atualmente, tem 23 anos. Mauro Quintão também do PRTB será o candidato a vice-prefeito.

 

Cabo Xavier (PMB)

Tem 48 anos e é Policial militar há 26 anos, além de teólogo. Disputou a última eleição para o cargo de deputado federal pelo PPL. É presidente nacional do Partido da Defesa Social (PDS), que ainda está em formação e não pode participar da eleição deste ano.

 

Fabiano Cazeca (PROS)

Nascido em Itapecerica, no  centro-oeste de MG, Fabiano Lopes Ferreira tem 66 anos.  Advogado, Administrador de Empresas e Professor, Cazeca é empresário e o seu principal empreendimento é a Multimarcas Consórcios, única empresa mineira do setor presente em todos os estados do país. Em 2018, Fabiano disputou uma vaga à Câmara Federal, mas os 19.698 votos não foram suficientes para sua eleição. O candidato também é conselheiro benemérito do Clube Atlético Mineiro e já concorreu à presidência do clube. A médica Paula Aparecida Gomes (PTC), será a vice na chapa.

 

Igor Timo (Podemos)

Nasceu em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha e tem 38 anos. É formado em Ciência da Computação, Igor Timo é empresário no ramo de prestação de serviços e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Foi coordenador de Operação e Manutenção de Redes da Polícia Civil e presidente da Associação das Empresas Prestadoras de Serviço do Estado de Minas Gerais.

 

João Vitor Xavier (Cidadania)

Jornalista, radialista e deputado estadual em seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Começou sua carreira política em 2008, ao ser eleito vereador em Belo Horizonte. Atualmente, integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia, onde apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa Bastidores - que entrevista personalidades do esporte e analisa os acontecimentos do futebol. Leonardo Bortoletto, do Democratas, será o vice de Xavier.

 

Lafayette Andrada (Republicanos)

Nasceu em Belo Horizonte e é formado em Direito. O candidato de 53 anos também estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), mas não se formou, e é técnico licenciado do Ibama. Foi vereador em Lavras entre 1992 e 1996, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena em 1997 e 1998, vereador em Juiz de Fora entre 2001 e 2004, secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais em 2011 e 2012 e deputado estadual na Assembleia de Minas por três mandatos. Em 2018, foi eleito deputado federal. Marlei Rodrigues, também do Republicanos, foi escolhida para compor a chapa como candidato a vice.

 

Luísa Barreto (PSDB)

É natural de Belo Horizonte e é servidora pública estadual na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Foi secretária adjunta de Planejamento do Estado, entre janeiro de 2019 e junho de 2020, na gestão do governador Romeu Zema (Novo). É professora-convidada de Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral (FDC) e, entre 2015 e 2018, foi a Chefe da Assessoria Técnica na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) da bancada da Minoria. Juvenal Araújo, também do PSDB, será o vice na chapa.

 

Marcelo Souza e Silva (Patriota)

Assumiu a presidência da CDL Belo Horizonte no ano passado, onde atua desde 1989, e esteve à frente do pleito dos comerciantes em relação à reabertura do comércio na capital mineira por conta da pandemia de coronavírus na capital.  Já foi vice-presidente da entidade em diversas gestões e, entre 2013 e 2015, foi Secretário de Desenvolvimento Econômico e Secretário da Regional Centro-Sul, na capital mineira. É natural de BH e tem 54 anos. O vice dele na chapa será Leandro Moreira, também do Patriotas.

 

Marilia Garcia (PCO)

Estudante de Letras, Marília é uma das coordenadoras nacionais da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Ela tem 24 anos. Em 2018, Marília foi candidata ao cargo de deputada federal, mas teve o registro indeferido pela justiça eleitoral. Silvanio Vilaça Pacheco, também do PCO, será o candidato a vice. 

 

Nilmário Miranda (PT)

Natural de Teófilo Otoni, Nilmário Miranda foi deputado estadual constituinte por Minas entre 1987 a 1991, deputado federal por cinco mandatos, ex-ministro de Direitos Humanos no governo Lula e candidato por duas vezes ao governo de Minas Gerais, em 2002 e 2006, tendo perdido, nas duas vezes, para o hoje deputado federal Aécio Neves (PSDB). Antes de anunciar a pré-candidatura, estava na presidência do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh). Luana de Souza, também do PT, foi escolhida para compor a chapa como candidata a vice.

 

Rodrigo Paiva (Novo)

Rodrigo Paiva é belo-horizontino, formado em Engenharia Civil e fez mestrado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). É empresário no ramo de tecnologia da informação e fez parte da administração do governador Romeu Zema (Novo), no comando da Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais (Prodemge), até o início de junho, quando precisou se desincompatibilizar para ser candidato. Em 2018, Paiva concorreu ao Senado pelo Novo, obtendo 1,342 milhões de votos, mas não foi eleito.  A vice escolhida para compor a chapa é a médica Patrícia Albergaria, do mesmo partido que Paiva.

 

Wadson Ribeiro (PC do B)

Natural de Juiz de Fora, Wadson Ribeiro tem 44 anos e  é formado em Administração Pública e foi secretário executivo do Ministério do Esporte e líder estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE) e também da União da Juventude Socialista (UJS). Foi candidato a deputado estadual e a deputado federal por Minas Gerais, sendo atualmente o primeiro suplente da sua coligação na Câmara dos Deputados. Também preside o PCdoB no Estado. Kátia Vergilio foi anunciada como vice na chapa.

 

Wanderson Rocha (PSTU)

Mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, Wanderson também atua em movimentos sindicais. Tem 46 anos. Candidata a vice na chapa, Firmínia Rodrigues também é do PSTU.

 

Wendel Mesquita (Solidariedade)

É natural de Belo Horizonte e formado em Comunicação Social. Atualmente, é professor e deputado estadual em seu primeiro mandato. Foi vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte por dois mandatos consecutivos, onde ingressou em 2013.  Antes de entrar para a política, Mesquita criou e coordenou um cursinho pré-vestibular comunitário e idealizou o Projeto Brasil Melhor, que desenvolve atividades educativas e culturais para pessoas de baixa renda. Sandra Bini, do mesmo partido, será a candidata a vice na chapa de Mesquita.