MEIO AMBIENTE

A deputada federal Duda Salabert (PDT) vai participar da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a água. O evento começa nesta quarta-feira (22/3) em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA).

Na Câmara, Duda compõe a comissão de Meio Ambiente. O encontro sobre a água termina na quinta-feira (24). Os debates em solo estadunidense vão dar forma à Agenda de Ação da Água. A ideia é que governos locais deem sugestões para garantir o abastecimento hídrico. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável também vai pautar as discussões. A pedetista é a única representante de Minas na comitiva enviada aos EUA.

"Bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e saneamento gerenciados de maneira segura, embora o acesso aos dois serviços tenha sido definido há muito tempo como um direito humano. Muitas fontes de água estão se tornando mais poluídas e ecossistemas que provêm água estão desaparecendo. As mudanças climáticas estão prejudicando o ciclo da água, causando secas e enchentes. Água é um assunto de todos e a Conferência é inclusiva e multisetorial", lê-se em trecho de texto divulgado pela ONU para embasar o encontro.

 Heringer terá cargo estratégico na Câmara

Outro pedetista mineiro também vai ter funções externas na Câmara dos Deputados. Trata-se de Mário Heringer, nomeado Secretário de Relações Internacionais da Casa. A escolha dele para o cargo já foi, inclusive, publicada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL).