Cercada de amigos e familiares, a ex-presidente Dilma Rousseff disse adeus à mãe dela, Dilma Jane, que faleceu neste sábado (13), em Belo Horizonte. A despedida foi em uma cerimônia discreta e sem a presença de lideranças nacionais, na Funeral House, na região Centro-Sul da capital. A causa da morte não foi confirmada, mas, aos 95 anos, ela já estava com a saúde debilitada. O velório aconteceu durante toda a manhã deste domingo (14) e o corpo será cremado em Contagem, na Grande BH.
Dilma Rousseff estava em viagem à Londres, na Inglaterra, e chegou sozinha ao velório por volta das 10h. Ela foi recebida por alguns militantes e contou com o apoio da filha, Paula, e do irmão Igor Rousseff. Também se fizeram presentes politicos e pessoas próximas.
Homenagens
O ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), foi prestar solidariedade à família da petista. Ele não quis falar com a imprensa. Companheiros do Partido dos Trabalhadores (PT), como os deputados federais Reginaldo Lopes e Rogério Correia, também ofereceram os pêsames. "Vim trazer minha solidariedade a essa mulher que sempre ajudou os mais pobres e via na mãe dela uma inspiração", disse Correia. A ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, também marcou presença.
Dilma Jane foi velada na Funeral House, no Funcionários, em BH
O presidente do PT em BH e vereador Arnaldo Godoy, falou que Dilma Rousseff está tranquila e feliz com a presença de amigos. "Quando nossa sempre presidente foi eleita, assumi a tarefa de recepcioná-la em Minas Gerais. Com isso, estabeleci uma relação de amizade e vim para dar um beijo de carinho e afeto. Dilma está feliz com a presença dos amigos de BH e disse para lideranças nacionais que não precisam se deslocar até a cidade".
Biografia
Professora aposentada, Dilma Jane Coimbra da Silva Rousseff nasceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, em 1924. Criada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi lá que conheceu e casou com o imigrante búlgaro Pedro Rousseff. Mais tarde se mudou para Belo Horizonte, onde teve os três filhos e viveu grande parte da vida. Durante o mandato de Dilma Rousseff (2011-2016), morou na residência oficial da presidência da República, o Palácio da Alvorada, em Brasília, na capital federativa. Com saúde frágil, nos últimos anos foi diagnosticada com Alzheimer e chegou a ser internada, em 2011, com embulia pulmonar. O falecimento foi na casa dela, na Pampulha. A mulher deixa dois filhos, já que a caçula Zana Lúcia morreu em 1976, aos 26 anos.