Na última sexta-feira (30), uma aliança entre deputados de diferentes partidos deu origem a um projeto de lei que visa conceder anistia a Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e inelegível por oito anos. De acordo com reportagem do jornal O Globo, o texto, de autoria do deputado bolsonarista Sanderson (PL-RS), conta com a assinatura de 65 parlamentares, incluindo membros do MDB, PSD e União Brasil, partidos que somam oito ministérios na Esplanada do governo Lula.

Entre os signatários do projeto, estão 12 deputados filiados a partidos que fazem parte da base de apoio ao governo, como membros da União Brasil, PSD e MDB, que juntos lideraram oito ministérios.

Dentre os deputados que aderiram à proposta, destacam-se Alfredo Gaspar (União), Coronel Ulysses (União), Felipe Francischini (União), Osmar Terra (MDB), Otoni de Paula (MDB), Pezenti (MDB), Reinhold Stephanes ( PSD), Rodrigo Valadares (União), Rosângela Moro (União), Sargento Fahrur (PSD) e Thiago Flores (MDB).

É importante ressaltar que esses deputados pertencem a partidos com representação no primeiro escalão do governo. No MDB, por exemplo, Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento) e Jader Filho (Cidades) lideraram ministérios. Já o PSD tem três pastas comandadas por Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

O MDB também conta com Daniela Carneiro (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) ocupando cargos importantes no governo.

Entre os 53 deputados que compõem a oposição, a maioria (45) é do partido do ex-mandatário. Progressistas (5), Republicanos (1), Podemos (1) e Patriota (1) também têm representantes entre os apoiadores do projeto de anistia.

Confira a lista completa dos deputados signatários:

Sanderson (PL-RS)
Abílio Brunini (PL-MT)
Alfredo Gaspar (União-AL)
Amália Barros (PL-MT)
André Fernandes (PL-CE)
Bia Kicis (PL-DF)
Bibo Nunes (PL-RS)
Capitão Alberto Neto (PL-AM)
Capitão Alden (PL-BA)
Capitão Augusto (PL-SP)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Coronel Assis (União-MT)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Coronel Telhada (PP-SP)
Coronel Ulisses (União-AC)
Daniela Reinehr (PL-SC)
Delegado Caveira (PL-PA)
Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Delegado Ramagem (PL-RJ)
Diego Garcia (Republicanos)