Pedro Fernandes (PTB-MA) não vai mais assumir o Ministério do Trabalho; na semana passada, ele havia anunciado ter recebido e aceitado convite para comandar a pasta
O PTB vai indicar um novo nome para o Ministério do Trabalho atendendo a pedido do presidente Michel Temer. O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) havia sido escolhido pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, para substituir Ronaldo Nogueira, que pediu demissão no final do ano, mas o nome dele foi vetado pelo ex-senador José Sarney (PMDB). Fernandes se aliou ao governador Flavio Dino (PCdoB-MA), adversário da família Sarney no Maranhão.
Jefferson afirmou que não tem prazo para indicar o novo ministro. Prefere escolher com calma para não ter problemas novamente. “Não tenho nome ainda. Vamos pensar, aguardar com calma. Dar tempo ao tempo”, disse.
Em conversas com interlocutores, o petebista tem afirmado que vai agir com cautela até para não magoar Pedro Fernandes, que conta com a consideração do partido.
Sarney já conseguiu nomear o novo diretor da PF, Fernando Segovia, que foi superintendente da PF no Maranhão, no lugar de Leandro Daiello. Ao derrubar a indicação de Pedro Fernandes demonstra sua força dentro do governo.
O PTB é um dos principais partidos da base de apoio do governo Temer. A sigla determinou o voto fechado a favor da reforma da Previdência e não vai aceitar o ingresso de novos deputados que tenham votado contra Temer nas denúncias da PGR ou se posicionado contra as mudanças nas regras da aposentadoria.