TRANSPORTE PÚBLICO

A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) quer ônibus gratuito em Belo Horizonte e região metropolitana durante o Carnaval deste ano. Para tanto, ela enviou ofícios, na manhã desta quinta-feira, fazendo o pedido para o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o superintendente de Mobilidade da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (SUMOB), André Dantas,  e o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA), Pedro Bruno Barros de Souza.

Bella Gonçalves justifica seu pedido falando da relevância do Carnaval belo-horizonte em nível nacional e citando números. "O Carnaval de Belo Horizonte já é reconhecido em todo o país. Nos últimos dez anos tivemos um aumento no número de foliões de mais de 900%, passando de 500 mil em 2013 para 5,2 milhões no ano passado. A maioria das pessoas é de BH e região e sabemos que os altos preços das passagens podem impedir o acesso de parte da população a essa festa democrática", destaca a deputada. 

A deputada também acredita que, com o transporte coletivo em pleno funcionamento, casos de violência contra a mulher serão reduzidos este ano.

"Vivemos em 2023 o caso emblemático da mulher que foi estuprada ao voltar para casa de uma festa via aplicativo de transporte. Não podemos permitir que isso siga acontecendo! São necessárias várias medidas para garantir a segurança das mulheres, mas se tivermos transporte público gratuito e com linhas especiais de circulação entre blocos e estações já será um grande avanço. Todas as pessoas, mas especialmente as mulheres, precisam ter meios viáveis e seguros para se locomover”, garante Bella.

No ofício enviado ao governador Zema, ao prefeito Fuad e às demais autoridades, a deputada Bella Gonçalves solicita, além da gratuidade do sistema de transporte coletivo, "que a oferta de ônibus e metrô seja equivalente aos dias úteis e sejam estabelecidas linhas especiais de circulação entre blocos e estações, considerando a interdição de trânsito que estará em vigor no centro de Belo Horizonte".

Bella Gonçalves é pré-candidata a prefeita de Belo Horizonte.