A pesquisa Datafolha desta sexta-feira (7) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no segundo turno nos dois extremos da sociedade brasileira; ele é o favorito dos entrevistados que recebem acima de 10 salários mínimos e entre os que recebem menos de dois.

Na classe média, que recebe entre dois e 10 salários, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o candidato favorito.

 

Segundo o levantamento, entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, Lula tem 52% das intenções de voto, contra 43% de Bolsonaro. Entre os que ganham menos de dois salários mínimos, a vantagem do petista é um pouco maior: 54% contra 37% do atual presidente.

Escolaridade
Quando o Datafolha avalia a escolaridade do entrevistado, Lula vence entre os que têm nível fundamental, com 56% da preferência; entre os que estudaram até o Ensino Médio há um empate entre os dois candidatos; e entre os de nível superior, Bolsonaro lidera com 47% contra 45% do petista.

 

Metodologia
Foram entrevistadas 2.884 pessoas, entre a última quarta-feira (5) e esta sexta (7), em 170 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.