O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou que os servidores públicos da capital terão ponto facultativo na próxima segunda-feira (29/6). A alteração no regime de funcionamento dos equipamentos públicos e na jornada do funcionalismo se dá em função da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. 

O jogo, válido pela segunda fase do torneio, ainda não tem adversário definido para o Brasil e será disputado nos Estados Unidos às 14 horas. O prefeito anunciou a medida por meio do Instagram. Ele publicou uma foto do técnico Carlo Ancelotti, confirmando a medida. "Sim! Ponto facultativo na segunda-feira", diz a mensagem acompanhada por uma bandeira do Brasil. 

A alteração será oficializada em decreto que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (26/6), de acordo com nota enviada pela prefeitura. A medida acompanha o que foi feito pelo governo do estado, que também comunicou, já nesta quinta-feira, que adotará regime especial de funcionamento dos órgãos públicos na próxima segunda-feira, em função do jogo da Seleção. 

Essa é a primeira vez, nesta edição da Copa do Mundo, que a prefeitura de Belo Horizonte e o governo de Minas adotam ponto facultativo. Os três jogos disputados pela Seleção até então foram realizados no período noturno.